Papa Francisco: Em Estado Crítico, Pontífice Teve Uma “Boa Noite” No Hospital, Diz Vaticano



O papa Francisco segue internado em estado grave devido a uma pneumonia dupla, mas teve uma “boa noite” no hospital, conseguiu descansar e dormir, conforme comunicado do Vaticano nesta segunda-feira (24).



O líder da Igreja Católica, com 88 anos, foi hospitalizado no Gemelli em Roma no dia 14 de fevereiro após apresentar dificuldades respiratórias por vários dias, sendo posteriormente diagnosticado com pneumonia em ambos os pulmões.


A Santa Sé informou que, no domingo (23), a saúde do papa continuava crítica pelo segundo dia consecutivo, além de mencionar que ele teve uma leve e inicial “insuficiência renal” na mesma data.


O estado de saúde do papa, que recebeu duas transfusões de sangue no sábado (22) após uma longa crise respiratória semelhante à asma, é considerado “reservado” segundo o último boletim médico.



Nova atualização sobre a saúde do Papa Francisco

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (24) uma breve atualização, afirmando: “Foi uma boa noite, o papa dormiu e está repousando”, mas sem fornecer mais detalhes.


A pneumonia dupla é uma condição grave que pode provocar inflamação e cicatrização em ambos os pulmões, dificultando a respiração.


A Santa Sé caracterizou a infecção do papa como “complexa” e causada por múltiplos microrganismos.


Francisco, que ocupa o papado desde 2013, enfrentou problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele tem uma tendência especial a infecções respiratórias, tendo desenvolvido pleurisia na juventude e perdido parte de um pulmão.