Em meio às manifestações pós-eleitorais que abalaram Moçambique, o país registou várias mortes e episódios de vandalismo em estabelecimentos comerciais em quase todas as províncias. Durante os saques a armazéns, o menino Bernardo Nhatumbo foi flagrado ao vivo pela equipe de reportagem da TV Miramar enquanto carregava um saco plástico com pipocas. Questionado sobre onde havia conseguido as pipocas, este respondeu: "Tirei lá onde está a queimar, foi muito mau. Para entrar foi difícil, me roubaram... Olha lá como está lá." Quando perguntado quem o havia empurrado, respondeu: "Foi Chitsungo, são muitas pessoas."
O vídeo viralizou nas redes sociais e comoveu muita gente e uma onda de solidariedade. Algumas pessoas ajudaram o menino com produtos básicos, enquanto internautas apelaram para que o programa Moçambique em Concerto convidasse Bernardo e sua avó. O pedido foi atendido neste domingo, durante a primeira edição do programa de 2025.
Durante a sua participação, Bernardo Nhatumbo revelou na primeira pessoa que deseja estudar seriamente em breve e que seu maior sonho é se tornar um mecânico profissional. Já sua avó, emocionada, contou que está a criar outros netos deixados pela sua filha e enfrenta muitas dificuldades financeiras. A idosa disse que deseja iniciar um pequeno negócio, mas sublinhou que precisaria de um congelador para começar de congelados.
Após as declarações, o programa divulgou o número da "porta de esperança" para angariação de fundos. Graças à solidariedade do público e de parceiros, Bernardo e sua avó receberam uma ajuda de 270 mil meticais. Com este valor, a senhora pretende iniciar um negócio que garantirá o sustento dos netos e trará melhores condições de vida.
Após ganhar o valor, o apresentador Filho do Povo, disse que esta semana que entra, vai se criar uma conta bancária para guardar o dinheiro e terá educação financeira para saber usar o dinheiro com sabedoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário