Influenciadores Digitais Idosos Que Fazem Sucesso Nas Redes Sociais

 


Você sabia que quase 90% dos idosos brasileiros utilizam a internet todos os dias? Esses são dados do IBGE, os quais apontam uma mudança de paradigma que vale a pena ser incentivada por filhos e netos.


Passados os tempos em que avós e avôs ficavam em uma cadeira de balanço lendo e tricotando ou na cozinha fazendo comida para filhos e netos. As gerações actuais de idosos estão mais dispostas do que nunca, e isso inclui aparecer nas redes sociais, inclusive fazendo sucesso como influenciadores.


Nesse texto nós vamos falar sobre a relação de pessoas idosas com as tecnologias e quais são alguns dos maiores influenciadores digitais da terceira idade. Para isso, vamos pegar como base um estudo recente da ExpressVPN; o qual objectiva, entre outras coisas, falar da ocupação de espaços para idosos.


A presença de populações idosas nas redes sociais

Segundo o estudo, as populações idosas já compõem uma parcela mais do que significativa da internet, com cerca de 73% dos indivíduos com 69 anos ou mais afirmando possuir ao menos um conhecimento básico da internet. É natural, então, que muitos façam sucesso!


É fato que a maioria dos adultos e jovens precisam ajudar seus familiares idosos com o uso de smartphones e computadores, mas isso não significa que eles não sejam capazes de aprender por conta própria e prosperar naquilo que decidem fazer. Esse é o tema do assunto que vamos explorar.


10 influenciadores digitais idosos

Esses influenciadores não só quebram estereótipos sobre envelhecimento, como também mostram que é possível se reinventar e explorar novas paixões em qualquer fase da vida. Seja compartilhando dicas de saúde, moda, receitas ou até mesmo abordando temas como tecnologia e games, essas figuras trazem um frescor inesperado às redes sociais.


A seguir, conheça 10 influenciadores digitais idosos que estão revolucionando a forma como enxergamos a presença da terceira idade no mundo online.


1. Caio e o vovô Anésio (caioeovovoanesio)

É impossível fazer uma lista sobre influenciadores digitais idosos sem mencionar o perfil de Caio e o vovô Anésio, o qual já acumula mais de 6,5 milhões de seguidores só em seu Instagram. Sua própria existência casa com um dos elementos abordados na pesquisa, unindo avós e netos.


2. Nair e Nelson Miolaro (vovostiktokers)

Talvez você não saiba quem é Nair Miolaro, mas você com certeza já ouviu falar nos “Vovós TikTokers”! O casal Nair e Nelson são seguidos por quase 12 milhões de pessoas no TikTok, 2,5 milhões em seus vídeos no YouTube e 2,9 milhões no Instagram; sendo um dos maiores casos de sucesso idoso online.


3. Lilian Blanc (lilian.blanc)

O que não faltam são exemplos de artistas da televisão e do cinema que fizeram a transição para a internet, mas a maioria é de gerações mais jovens. A atriz Lilian Blanc vai na contramão! Com 74 anos e muita saúde, seu trabalho como influencer digital lhe agregou 612 mil seguidores só no Instagram.


4. Vovó Maria e o neto (vovomariaeoneto)

A velhice não precisa ser um momento de tristezas, muito pelo contrário! Faz parte de uma vida muito bem vivida se divertir na terceira idade, o que é o foco principal das redes da Vovó Maria e o Neto, os quais somam quase 6 milhões de seguidores no Instagram e números similares em vídeos no TikTok.


5. Vó da Pomba (vodapomba)

O Alzheimer é uma das doenças mais comuns em pessoas na terceira idade, e é uma que se beneficia da diminuição do estigma sobre pessoas que vivem com a condição. O “Vó da Pomba”, protagonizado pela vovó Amália e o seu neto Raul, ajuda a dissipar preconceitos e a alegrar milhões de seguidores.


6. Coracy Arantes (blogdacora)

A depressão em pessoas mais velhas é extremamente comum, mas pouco se fala sobre o tema. A internet pode ser uma válvula de escape e auxílio para essas pessoas, como foi o caso de Coracy Arantes, mais conhecida pelo seu perfil Blog da Cora. Aos 82 anos, Coracy ainda posta com frequência.


7. Avós da Razão (avosdarazao)

O perfil “Avós da Razão” é conduzido pelas influenciadoras Gilda, de 82 anos; e Sônia, de 86. Juntas, elas se divertem e inspiram gerações, agregando cerca de 400 mil seguidores no Instagram, quase 100 mil no YouTube e mais de 1 milhão de curtidas nos vídeos publicados periodicamente em seu TikTok.


8. Luis Baron (topassado_)

As décadas de 80 e 90 foram devastadoras para as comunidades LGBTQ+, o que torna ainda mais importante termos influenciadores idosos dentro da comunidade. Luis Baron é um exemplo, dando voz a uma parcela da população idosa que é invisível para muitos, mas que inspira as novas gerações.


9. Sylvia Loeb e Carla Leirner (minhaidadenaomedefine)

Sylvia e Carla são uma dupla formada por mãe e filha, as quais compartilham um mesmo desejo, expresso já no nome do seu canal nas redes: o de mostrar que a idade não define uma pessoa! As duas têm um Instagram com 200 mil seguidores e um canal no YouTube onde publicam conteúdos.


10. Zuleide Lima (zuleideazevedolima)

Zuleide Lima tem como distinção não apenas o fato de ser uma das pessoas idosas com mais seguidores nas redes (600 mil só no TikTok!), mas também ser uma das mais velhas! Natural de Recife, a influenciadora digital chegou aos 98 anos firme e forte, ainda publicando conteúdos em suas redes.


Para fechar esse texto, podemos voltar à pesquisa e ao fato de que os idosos são a parcela da população que menos se sentem insatisfeitos com o tempo que passam online. Isso se deve tanto ao fato de que fazem maiores pausas, como à diversão que têm postado nas redes pessoais.