Porquê A SADC Não Pode Condenar A Fraude Eleitoral Em Moçambique?



1 - A SADC é uma organização INCAPAZ de lidar com os desafios que afligem a juventude africana. 


2 - A actual presidente da Comissão Política da SADC é Samia Suluhu, presidente da Tanzânia, que liderou a Comissão de Observação e Monitoramento das eleições realizadas em Moçambique a 9 de Outubro.


3 - Para além de Suluhu ser amiga do partido FRELIMO, que governa Moçambique há 50 anos, o seu próprio partido, o CCM, desde a ditadura socialista de Julius Nyerere, está no poder há já 63 anos. 


4 - Na Tanzânia, durante a ditadura de John Magufuli, a oposição foi proibida de existir até à morte do ditador, morto supostamente pela covid-19 em 2022.


5 - Quando Samia Suluhu assumiu o cargo de presidente interina, em 2022, ela tentou fazer algumas reformas e permitiu uma pequena abertura política, "desbloqueando" os partidos da oposição, que agora podem realizar alguns comícios e reuniões, embora isso continue a ser perigoso. 


6 - Contudo, com as eleições à porta, portanto, a violência e a perseguição contra políticos da oposição tornaram-se uma realidade insuportável.


7 - Nos últimos dias, o líder da oposição foi preso várias vezes no espaço de poucas semanas, e um dos líderes da oposição foi brutalmente assassinado há menos de dois meses.


9 - Diante deste cenário, fica claro que a SADC é uma entidade “anti-democrática”.


—-

"E até lá, estou-me nas tintas."