Relatos que me chegam de Alto Molócuè revelam que se vive um ambiente de extrema ditadura no Congresso. Parte significativa dos congressistas estão a ser verbalmente expulsos da sala, sempre que colocam questões que não favoreçam ao General OM.
Um dos expulsos é o Brigadeiro Machava, que nos tempos de Nyongo se destacou pela contestação à actual Direccao da RENAMO, que trabalha em estreita colaboração com a FRELIMO.
Sobre a execução da providência cautelar
Sempre que se pretenda executar uma ordem judicial, deve-se, via de regra, ter a companhia da polícia, para garantir/assegurar o seu cumprimento.
Desde ontem que os oficiais do Tribunal estão em negociação com o Comandante Distrital para disponibilizar um Polícia para acompanhar ao Eng à tenda, infelizmente este alega que recebeu ordens superiores para não disponibilizar nenhum Polícia.
Numa altura em que a tenda do Congresso está a ser guarnecida do lado exterior pela UIR, e existem no interior três cordões de segurança privada do General OM, a falta de disponibilização de um Polícia configura neste momento um verdadeiro impasse para a execução da ordem do Tribunal.
E mais, neste momento, o Distrito está sem Juíz, que está numa formação e Procurador, que está em Maputo por motivos familiares o que dificulta ainda mais o nosso trabalho. Mas, apesar disso, esforços estão a ser envidados, para se ultrapassar isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário