Após dois empréstimos fracassados e uma exclusão do FC Porto, o jovem moçambicano Geny Catamo emerge com destaque no cenário do futebol nacional.
No início desta temporada, o valor de mercado de Geny Catamo era de apenas 600 mil euros – menos do que quando esteve emprestado pelo Sporting. Durante os empréstimos para Vitória SC e Marítimo, seu valor de mercado não passou dos 800 mil euros, caindo para 600 mil após uma última passagem infrutífera pela Madeira.
A confiança de Rúben Amorim e a crescente regularidade nas escolhas do treinador, incluindo jogos na Liga Europa, fizeram com que o valor do mercado de Catamo atingisse oito milhões de euros, segundo o Transfermarkt, na actualização mais recente de 8 de Março.
Embora não seja o jogador com o maior valor de mercado do plantel (11.º), jogadores como Viktor Gyokeres, avaliado em 55 milhões de euros, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio estão cotados em 40 milhões.
No entanto, a valorização de Catamo é significativa, representando um aumento de 13 vezes em relação ao valor inicial da temporada. Além disso, é notável que Catamo seja o segundo jogador moçambicano mais valioso em Portugal, tendo chegado ao país em 2019. Apenas Reinildo, do Atlético Madrid, tem uma cotação maior.
Geny Catamo, de origens humildes, iniciou sua trajectória no clube Amora. Pedro Russiano, seu antigo treinador, lembrou sua chegada à equipe e seu percurso posterior até o Sporting, evidenciando seu talento e determinação para o sucesso.
Nesta temporada, Catamo já disputou 35 jogos, marcou seis gols e deu cinco assistências, mostrando seu potencial e contribuindo para o Sporting. Aos 23 anos, o extremo moçambicano busca consolidar sua posição no clube e manter-se no caminho do sucesso. (AzsCore)
Sem comentários:
Enviar um comentário