Estas São As 15 Perguntas Que Ditam O Futuro Da Relação



Está numa fase (mais ou menos) inicial do namoro e dá por si a pensar no futuro da relação? Será que é para casa? Ou está condenada a correr mal? É certo que os sentimentos não estão no campo da matemática, não existe uma única resposta certa, mas é possível ter uma ideia em relação ao que aí vem. Quem o garante é Gary W Lewandowski.

O cientista e professor de psicologia na Universidade de Monmouth, em Nova Jersey, Estados Unidos da América, criou um teste que consiste em 15 perguntas. Sendo que as respostas ajudam a perceber o futuro da relação. Segundo Gary W Lewandowski, este conjunto de questões ajudam a perceber a relação e a pensar na forma como as duas pessoas agem em relação ao namoro e um com o outro.


“Como saber se estou na relação certa? Esta é provavelmente a questão que muitos fazem, mas que poucos estão preparados para responder. Quando tentam determinar isso, nem sempre sabem quais as perguntas certas para fazer e concentram-se nas coisas erradas”, diz ao The Independent UK. De acordo com o especialista, não deverá pensar muito antes de responder às perguntas que se seguem.


1 – A pessoa com quem se relaciona faz com que seja uma pessoa melhor? E faz o mesmo por ela?

2 – Estão confortáveis em partilhar sentimentos, em se apoiar um ao outro e conseguem não se preocupar com um possível final da relação?

3 – Aceitam-se como são, sem tentarem mudar-se um ao outro?

4 – Quando existem desentendimentos, tentam comunicar de forma respeitadora, sem negatividade?

5 – Tomam em conjunto decisões que podem influenciar a relação?

6 – A outra pessoa é a sua melhor amiga? E você o dela?

7 – Pensam mais no “nós” do que no “tu” e “eu”?

8 – Confiam um no outro, ao ponto de partilhar passwords de redes sociais e contas bancárias?

9 – Têm boas opiniões um sobre o outro, sem terem uma visão exageradamente positiva?

10 – Os seus amigos, bem como os da pessoa com quem se relaciona, pensam que a vossa relação é ótima e que irá durar?

11 – A relação está ensombrada com “sinais vermelhos” como traição, ciúme e comportamento controlador?

12 – Possuem os mesmos valores quando os temas são política, religião, importância do casamento, desejo de ter filho e como os criar?

13 – Estão disponíveis a sacrificar os próprios desejos, vontades e objectivos pela outra pessoa (sem ser um “pau mandado”)?

14 – Possuem personalidades agradáveis e emocionalmente estáveis?

15 – São sexualmente compatíveis?


Independentemente das respostas dadas, Gary W Lewandowski realça que o importante é o conhecimento da relação. Algo que irá ser fundamental para que perceba se está com a pessoa certa. “Aprender coisas boas sobre as relações não é uma ameaça para as boas relações. Mas se estiver num relacionamento mau, acabar o mesmo irá permitir que tenha liberdade para entrar numa boa relação”, conclui.


Fotos: iStock by Getty Images