Nunca Assine Nenhum Trato Recorde Sem Um Advogado.





Em 2015, o artista tanzaniano Harmonize assinou um contrato de 15 anos com a WCB Wasafi Records da Diamond Platnumz porque ele acreditava que tudo o que precisava era de uma gravadora, mas ele não entendia totalmente o que uma gravadora implica. Quatro anos depois, em 2019, ele percebeu o quão desfavorável o acordo era. Ele apresentou uma proposta para rescindir seu contrato, provocando uma rivalidade com seu chefe de gravadora. A rescisão do contrato activou uma cláusula que exigia que ele pagasse uma quantia substancial de dinheiro se ele quisesse deixar o rótulo antes que os 15 anos acabassem.

Para encurtar a história, ele vendeu a propriedade de sua família para pagar $235 mil (24 milhões de xelins quenianos ou 97 milhões de Naira nigerianos a partir das taxas de 2019) para rescindir o contrato. Neste momento, ele tinha perdido uma parte significativa da fortuna de sua família devido a um mau contrato. Não presumam que ele vai recuperar o dinheiro, pois ele ainda poderia tê-lo ganhado sem vender essas propriedades se ele não estivesse desesperado por uma etiqueta.

E se ele não tivesse os meios para rescindir o contrato? Qual teria sido o destino da sua carreira? Como um próximo artista, nunca pareça desesperado quando for abordado por uma editora. Certifique-se de que compreende todas as cláusulas do acordo, como explicado pelo seu advogado. Lembre-se, o advogado da editora não é o seu advogado; eles servem os interesses da editora. Tenha sempre o seu próprio advogado que é leal a você.

NUNCA ASSINE NENHUM TRATO RECORDE SEM UM ADVOGADO. Obrigado por terem vindo ao meu Ted TALK.