Não se preocupem. Este é o povo mais pacífico que temos nesta região de África Austral. Por favor, tratem bem os Maassais. É uma minoria protegida pelas Nações Unidas. É um povo nómada, circulando a vontade nos países tais como Tanzania, Kenya, Burundi, Moçambique, Zâmbia, Malawi e RD Congo. Eles falam Kiswahili. Poucos falam inglês. Eles sobrevivem através de objectos de adorno hand made.
Dificilmente eles furtam ou roubam.
Quando estão em apuros, eles pedem socorro, quando lhes é vedada a liberdade, eles podem ter tendência de suicidar-se. Eles gostam da natureza e liberdade. Por outro lado eles são bravos. Defendem-se quando os seus agressores usarem força.
Façam circular a mensagem para que este povo não seja rivalizado devido aos problemas que estamos vivendo em Cabo Delgado.
Falei da África Austral, mas eles acabam passando as fronteiras da África Austral. Burundi, Kenya e Somália não estão na nossa região, mas eles tem passado por lá. Gostam também de pastorear o seu gado.
Eles também gostam de cantar e dançar. A dança mais apreciada por eles é saltar com seus bastões.
Em Moçambique, eles tem estado nas cidades de Pemba, Nampula, Manica, Tete e Sofala.
Antes faziam chinelos bonitos com adornos de missangas. O seu negócio foi derrubado pelos chineses, que passaram a fazer de plástico, imitando os originais.
Agora estão vendendo pulseiras, anéis e outros objectos de adornos feitos de bronze.
Muitos países africanos, chegaram ao consenso de não exigir documentação alguma, para as suas deslocações, como forma de facilitar e defender a africanidade.
Rodrigues Luís
Sem comentários:
Enviar um comentário