Como Vender Um Carro Avariado Sem Sair A Perder Dinheiro



O que acontece se o seu carro avariar e quiser se livrar dele? Neste artigo vamos dar algumas dicas para vender o seu carro avariado sem sair da negociação escaldado e sem os bolsos vazios.


O que há de errado com o seu carro?

Este é o ponto chave de toda a operação de vendas, na verdade. As avarias nos automóveis podem ser extremamente variadas, tanto na natureza como na profundidade . Um carro que não pega não é o mesmo que um carro que partiu a distribuição ou sofreu um acidente que afectou o seu chassi. Devemos também avaliar o que realmente é um “carro avariado”. Um carro de batalha de 20 anos, com 300.000 km rodados e um valor inferior a 1.000 euros pode ser perdoado por ter um fecho centralizado que não funciona, um ar condicionado que não arrefece ou fugas de óleo no seu veterano motor.


No entanto, estas avarias são muito menos desejáveis ​​num carro com cinco anos, apresentando o caso oposto. No caso do carro de batalha , são considerados algo inerente à sua idade, no caso do carro moderno, são avarias de natureza mais grave e podem revelar problemas ocultos. Além de avaliar a relação entre as avarias e a idade do carro e o seu valor de mercado , devemos ter em conta a extensão dos problemas no nosso veículo. Diagnosticar um problema de injecção num carro a diesel não é o mesmo que consertar o cabeçote devido a problemas no sistema de refrigeração.


Antes de vender um carro avariado, ou um carro acidentado, deve ter muito claro o que há de errado com o veículo e a extensão do problema.


Que preço coloco no meu carro danificado? Calcule e saiba o valor do arranjo

Obviamente, não poderá vender um carro avariado pelo mesmo valor que um carro em perfeitas condições. Terá que oferecê-lo por um preço mais baixo e determinar esse preço não é uma tarefa nada simples. Na minha humilde opinião, recomendo que vá a uma oficina e peça à oficina que avalie o Arranjo. Dessa forma, saberá o valor estimado da solução do problema do seu carro . E informação, neste tipo de vendas – e na vida em geral – é poder. Agora, deve ter clareza sobre vários conceitos da dinâmica de venda de carros avariados.


O valor de um carro avariado é logicamente inferior ao de um carro em perfeito estado. O valor do conserto pode ser superior, em alguns casos, ao valor do próprio carro . Pense num motor avariado num carro cujo valor em bom estado não ultrapassaria os mil euros. Nesse caso, a nossa recomendação seria não arranjar o veículo, caso a sua intenção de vendê-lo seja firme e não queira ficar com ele – algo que apenas justificaria um motivo emocional. Agora, vale a pena consertar o carro antes de vendê-lo para maximizar seu valor de venda?


Mais uma vez, a resposta é “depende”. Se a avaria for barata e o valor do carro ainda for elevado, é mais do que possível que valha a pena vender o carro reparado. Agora, lembre-se de que não poderá “adicionar” o valor do conserto ao preço de mercado do carro . O preço de mercado do carro é o de um carro em bom estado, e não o de uma unidade danificada. Se o carro, pelo seu estado e quilometragem, tiver um valor de mercado de 3.000 euros, não passa a valer 3.500 euros só por mandar reparar o compressor do ar condicionado.


Em qualquer caso, pode anunciá-lo por 2.500 euros, explicando e justificando que o custo da reparação do ar condicionado é de 500 euros. A mesma lógica se aplica à manutenção, como a troca da correia de distribuição: o valor do carro não aumenta com o valor do conserto, simplesmente não diminui em relação ao valor de mercado.


Seja transparente e honesto, mas firme

Neste tipo de venda, a negociação de preços é um dos pontos-chave da venda . E para concluir a venda com sucesso, deve saber bem qual é o problema do carro, quanto custa o seu arranjo e qual é o seu valor aproximado de mercado. Com o seu potencial comprador deve ser honesto e transparente sobre os problemas do carro. Deve apresentá-los com honestidade e, ao mesmo tempo, fornecer um valor aproximado do custo do arranjo. Em suma, é mais do que possível que as negociações de preços sejam agressivas ou mesmo muito agressivas. Deve oferecer transparência, incluindo a possibilidade de um mecânico olhar para o carro e certificar a sua condição mecânica . Mas é preciso ter firmeza diante de ofertas absurdas que procuram capitalizar a falta de informação que costumam cometer os vendedores de carros com avarias. Se conhecermos bem o estado do carro e o custo da resolução das suas avarias, podemos ficar com a consciência tranquila: perante ofertas absurdas e faremos ouvidos moucos. Porém, esteja preparado: com certos carros, sabemos que pode ser uma tarefa difícil.