Com certeza já percebeu, embora tenha deixado de lhe dar muita atenção, considerando-o apenas “o som característico quando o carro está em marcha-atrás”. Contudo, há uma razão para o motor produzir esse som ao acelerar em marcha-atrás, e fique tranquilo, não há qualquer problema.
O som emitido pelo carro ao mover-se em marcha-atrás é mais agudo do que quando circula normalmente para a frente. A explicação para isso está na diferença da engrenagem utilizada na marcha-atrás em comparação com as outras cinco ou seis velocidades. Nas velocidades convencionais, as engrenagens têm uma forma helicoidal, o que permite um engate mais suave entre os componentes.
Na marcha-atrás, é utilizada uma roda dentada, que possui uma superfície de contacto maior, garantindo movimentos mais precisos. No entanto gera mais ruído. O motivo para essa escolha é que as relações de marcha-atrás são muito mais curtas do que nas outras velocidades. Se fosse utilizada uma engrenagem helicoidal, a precisão seria menor e poderia não transmitir a força necessária. Caso as velocidades convencionais fossem dentadas, o condutor teria mais dificuldade em engatá-las.
Sem comentários:
Enviar um comentário