Projecto Mphanda Nkuwa Lança Programa De Estágio Profissional Para Recém-licenciados Moçambicanos



O Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), no âmbito da sua responsabilidade social e conteúdo local, lançou ontem em Tete, na cidade do Songo, o Programa de Estágios Profissionais, que visa proporcionar aos jovens moçambicanos recém-formados em diferentes públicos e universidades privadas com oportunidades de competências técnicas na gestão e desenvolvimento de grandes projetos. O evento serviu para a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o GMNK e o Instituto Superior Politécnico do Songo – Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPS).


O Programa de Estágios Profissionais foi criado para permitir que jovens recém-licenciados participem em todas as fases de concepção e implementação do projecto Mphanda Nkuwa, dotando-os de conhecimentos técnicos e práticos de normas nacionais e internacionais, tendo em conta o envolvimento que terão com diversos consultores nacionais e internacionais experientes envolvidos no processo, o que poderá constituir uma mais-valia técnica para o país num futuro próximo em outros projectos semelhantes.


O programa abrangerá diversas áreas de formação, nomeadamente, engenharia mecânica, eléctrica, electrónica, construção, ciências sociais, ambiente, economia e finanças.


As candidaturas seguirão um processo competitivo e rigoroso de selecção, triagem, testes escritos e entrevistas e, por fim, finalização e divulgação dos resultados, bem como contratação dos jovens seleccionados. O programa pretende atingir 50% de participação feminina.


Este programa inclui jovens de todo o país que, uma vez seleccionados, podem ser integrados no GMNK sob a supervisão dos gestores da empresa.


Os candidatos não devem ter mais de 27 anos. Devem possuir pelo menos o grau de licenciado (equivalente à Licenciatura) numa área de interesse do programa. Os candidatos aprovados assinarão contratos de aprendizagem por um período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano dependendo do desempenho.

Songopic.mnk_

Sobre o projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa

Com um custo estimado em 4,5 mil milhões de dólares americanos, o projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de rio, localizada a 61 quilómetros a jusante de Cahora Bassa, no rio Zambeze, na província de Tete. Uma central hidroeléctrica com capacidade instalada até 1.500 megawatts e uma linha de transmissão de energia de alta tensão de Tete a Maputo com aproximadamente 1.300 quilómetros.

O projecto está sendo implementado em estrita conformidade com padrões e ferramentas globais de Governança Ambiental e Social (ESG) internacionalmente aceitos para mitigar impactos negativos e maximizar aspectos positivos, avaliação e certificação de projectos, que priorizam a criação de oportunidades para as comunidades locais e minimizam e mitigam efeitos adversos. impactos no património da biodiversidade.

O projecto será a opção de menor custo para geração de energia. Irá posicionar Moçambique como um centro energético regional, contribuindo para o acesso universal e a industrialização, a criação de emprego, a formação técnica e as exportações de energia. O projecto Mphanda Nkuwa será fundamental para o processo de transição energética e descarbonização na região sul do continente africano.
Fonte: Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) / Comunicado de Imprensa