Descoberta A Argolândia, O “Continente Perdido” Que Se Acreditava Ter Desaparecido Sem Deixar Rastos




Você leu bem? Sim, Argolândia e não Angolandia.

Cientistas Neerlandeses acharam o microcontinente de aproximadamente 5 mil quilômetros quadrados, conhecido como Argolândia. Embora tenha pertencido ao que hoje conhecemos como Austrália, essa porção de terra desprendeu-se há 155 milhões de anos, e não se sabia ao certo onde estava.

Analisando países como Borneo, Sumatra e as Ilhas Andamão, os pesquisadores descobriram que a Argolândia nunca foi um só continente coeso, mas sim um arquipélago que começou a desprender-se há cerca de 300 milhões de anos.

A pesquisa realizada, na Universidade de Utrecht-Países Baixos, faz parte de uma série de estudos que buscam compreender melhor como o nosso Planeta foi moldado pelo movimento das placas tectônicas. Estudos como esses ajudam também a comprovar a teoria de que os continentes da Terra estão em constante movimento, inclusive neste exacto momento. Isso faz com que seja possível a formação de supercontinentes, que compreendem enormes porções de terras interligadas, ou o desprendimento de microcontinentes, como é o caso da Argolândia.