Recentemente, um vídeo de um grupo de meninas ginastas que participaram de um evento na Irlanda viralizou nas redes sociais. Isso porque, no final das atividades, todas as garotas brancas da fila receberam uma medalha, menos a ginasta negra.
O caso que indignou muita gente aconteceu há mais de um ano, em março de 2022. Mas só agora, em 25 de setembro, a federação de ginástica da Irlanda emitiu um pedido de desculpas público pelo episódio de racismo.
“Em nome do conselho e da equipe da Gymnastics Ireland, gostaríamos de pedir desculpas sem reservas à ginasta e à sua família pela perturbação causada pelo incidente”, disse a organização. “O que aconteceu naquele dia não deveria ter acontecido, e por isso nós sentimos muito.”
De acordo com o comunicado, a dirigente que distribuiu as medalhas na ocasião foi notificada sobre a situação e “aceitou plenamente que o que tinha acontecido não era aceitável, mas destacou que não foi intencional”. A menina teria recebido a medalha depois, antes de deixar o evento.
O vídeo da situação chamou a atenção do mundo inteiro, inclusive da ginasta e medalhista olímpica Simone Biles. No X (antigo Twitter), a atleta estadunidense disse que foi contatada pelos pais da menina e falou com ela no ano passado.
“Partiu o meu coração ver aquilo, então mandei um pequeno vídeo para ela. Não há espaço para racismo em nenhum esporte”, comentou Biles.
Ao The Irish Independent, a mãe da ginasta disse que ficou muito chateada com a maneira pela qual a situação foi conduzida pela Gymnastics Ireland.
Ela conta que, eventualmente, recebeu um pedido de desculpas com apenas uma linha, destinado “a quem possa interessar”.
Agora, preocupada com o alcance do vídeo que já foi assistido milhões de vezes, a mãe espera que a Gymnastics Ireland ajude a família a derrubar a gravação das redes sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário