O jovem cirurgião cardiovascular angolano, Valdano Manuel, Chefe dos Serviços de Cirurgias Cardiovasculares do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Angola, realizou neste domingo, 10 de Setembro, uma cirurgia com sucesso a uma recém-nascida para retirada de um cateterismo, que encontrava-se alojado ao lado do coração.
Com a duração de cerca de três horas e com o apoio de 20 profissionais, Valdano Manuel explica que esta foi a primeira cirurgia feita numa criança que nasceu com quatro quilos e 200 gramas, e que tinha a vida em perigo devido ao cateterismo. O director do Serviço Cardiovascular do Hospital Especializado, disse ainda que apesar de toda dificuldade por conta do tamanho da criança, a realização da cirurgia foi para evitar que o “objecto estranho” chegasse ao pulmões da pequena, e dificultasse a circulação do sangue, o que poderia causar a sua morte.
“Foi um grande desafio para a equipa médica”, ressaltou o director do Serviço Cardiovascular do Hospital Especializado.
Por outro lado, a médica anestesiologista Belmira Luís, uma das integrantes da equipa de operação, conta que tiveram de ser cautelosos, devido à idade da paciente, e ter as condições adequadas para a realização da cirurgia. Já a médica especialista em Cirurgia Cardíaca, Josyneide de Carvalho, disse que a cirurgia representa um marco histórico, por ser o primeiro caso de uma operação numa crianca com essa idade".
A pequena encontra-se estável e dentro de 48 horas pode sair dos cuidados intensivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário