Presidente Mais Jovem Da África Faz Declarações Contundentes Na Cúpula Com Vladimir Putin



Ibrahim Traore, presidente de Burkina Faso, de apenas 35 anos, surpreendeu ao fazer um discurso arrepiante durante a cúpula com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Traore questionou a falta de contribuição dos líderes africanos para a luta de seus povos e criticou duramente a pobreza e a escravidão ainda impostas no continente. 

"A pergunta que minha geração se faz é a seguinte: como a África, com tanta riqueza em seu solo e uma natureza generosa, ainda é o continente mais pobre? Por que seus chefes de estado recorrem ao mundo a mendigar em vez de usar esses  recursos para melhorar as condições do povo africano?", questionou Traore. 

O presidente também ressaltou a importância de construir novos relacionamentos e pediu para que os líderes africanos deixem de se comportar como marionetes dos imperialistas. "Precisamos que os líderes africanos parem de se comportar como marionetes que dançam cada vez que os imperialistas tocam o instrumento", afirmou.

Traore ainda destacou a luta contra a escravidão e o neocolonialismo, que resultaram em manifestações vįolentas por mais de 8 anos. "Nossos antecessores nos ensinaram uma coisa: o escravo que não é capaz de assumir sua revolta, merece viver no seu lamento", disse. 

O discurso do presidente gerou grande repercussão nas redes sociais e entre os líderes presentes na cúpula. A esperança é que suas palavras inspirem mudanças reais na África e no mundo.