5 Factores Que Fazem Com Que Artistas Moçambicanos Nao Desenvolvam



Moçambique é um país com um potencial gigantesco em termos de talentos de diversas áreas, porém na música não foge a regra há muito talento, quer #new_and_old_school de diferentes estilos. Porém nota-se um retardo a nível do desenvolvimento dos mesmo, o que acaba ofuscando a carreira deles. Eis abaixo, 5 pontos que barram artistas moçambicanos, acompanha:

1- EGOISMO

Estes quando começam a ganhar fama esquecem-se de onde vieram, quem são e onde Vão, os mais velhos não partilham ideias e não abrem espaços para os novos, eles barram, quando estão no TOPO defecam para os que estão embaixo, para fazer um FT cobram um alto valor sabendo que ele é novo e não tem condições mas precisam duma mão.

2- GANÂNCIA 

Eles não são ambiciosos mas sim gananciosos, alguns não trabalham de forma justa para atingir o topo, não são humildes, não perguntam como alcançar o sucesso, preferem ganhar fama falando mal uns dos outros, viram lambe botas, Nepotistas, quem alcança o sucesso não dá mão ao outro. 

3- REGIONALISMO 

OS artistas moçambicanos não trabalham na ideia que somos todos moçambicanos, com objectivo de levantar e levar a nossa bandeira além fronteiras, fazem um FT porque ambos são do Sul, centro ou do Norte, as mídias estão centradas numa única região, os de Nampula trocam experiências entre eles, os de Maputo item, regionalismo nunca vai ajudar somos todos moçambicanos.

4- PROMOTORES, DJ's, Blogueiros, TV's e público em geral.

▪promotores - são responsáveis em promover artistas moçambicanos, mas lamentavelmente preferem promoverem artistas internacionais do que os nacionais, preferem fazer grandes custos importando artista estrangeiro(viagens, alojamento, alimentação e taco do show) do que pagar um artista local, se for o local baixa o preço como se o artista nacional não pagasse estúdios de gravação e não tivesse necessidades.

▪ DJ's são responsáveis em promover artistas moçambicanos tocando suas músicas nas festas, mas não, tocam muita música estrangeira do que a nacional tal igual blogueiros.

▪TV's e rádios estes também não fogem da regra promovem muita música estrangeira do que nacional. Promovem o o regionalismo, alguns apresentadores de programa cobram certos valores para dar espaço no seu programa, os artistas são repetitivos como se não tivesse outros para promoverem seus trabalhos, por exemplo o mesmo que esteve no belas manhãs é o mesmo que irá no atracções. 

▪Público em geral- precisamos de consumir e valorizarmos os nossos artistas, escutar, dançar músicas nacionais , empresários ajudar aos artistas, um artista passa a ser embaixador de 10 marcas como se outros não tivessem talentos ou óptimo trabalho.

5- MINISTÉRIO DA CULTURA 

O ministério supracitado precisa criar mecanismo e políticas que ajudem os artistas e o governo, como é possível um artista estrangeiro chega na nossa pátria faz SHOW e não paga nada como se não tivesse governo aqui, os ministros da cultura impostos pelo governo são formados em outras áreas e nada entendem sobre a cultura. O ministério não cria eventos ou encontros que unem os artistas nacionais e debeter-se assuntos relevante sobre a arte em Moçambique.

Portanto uma e única Saída é #mudança_de_mentalidade, vamos se unir juntos por uma única causa, promoção da cultura moçambicana além fronteiras, paz e unidade nacional.


By: Joaquim Da Guilhermina Alberto