Telescópio Espacial James Webb Deteta Presença De Água Em Cometa



O Telescópio Espacial James Webb realizou uma nova observação de um cometa onde foi capaz de confirmar a presença de água (sob forma de vapor) em volta deste corpo celeste - o cometa 238P/Read, com origem na cintura de asteroides do nosso Sistema Solar.


Os investigadores e astrónomos acreditavam que era possível a cometas preservarem água a uma distância tão próxima do Sol mas, com esta nova descoberta, foi possível finalmente ter provas concretas.


Ainda assim, estas observações criaram um novo mistério para a comunidade científica, uma vez que não foi encontrado qualquer sinal de dióxido de carbono - que normalmente representa 10% do material vaporizado de um comenta. Os investigadores acreditam que o dióxido de carbono pode ter desaparecido nos últimos milhares de milhões de anos, especulando até que o cometa 238P/Read se possa ter formado numa região do Sistema Solar sem dióxido de carbono.


Naturalmente, este mistério apenas adensou a curiosidade da comunidade científica que certamente fará novas observações.