Mundo Deve Se Preparar Para Surto Mais Mortal Do Que A Covid, Alerta Diretor-Geral Da OMS



Durante um discurso feito na Segunda-feira, 22 de Maio, à margem da 76.ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, alertou para a necessidade de todos os países estarem preparados para novas emergências sanitárias que podem ser mais mortais que a Covid-19. 

«Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Num mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitectura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos», afirmou Adhanom.

Refira-se que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma rede global para prevenir doenças. A Rede Internacional de Vigilância de Patógeno visa melhorar sistemas de coleta de amostras, usando dados que possam contribuir para políticas públicas, facilitar o processo de decisão por gestores, além de compartilhar informações de maneira mais ampla entre a comunidade científica.