Cidadãos Com Ensino Médio São Os Que Mais Procuram Emprego Em Angola



Dados do Anuário de Estatística do Trabalho Estruturado e Segurança Social do Instituto Nacional de Estatística (INE), referente ao ano de 2020, indica que 32 mil e 440 dos candidatos que recorreram aos centros e serviços de emprego a procura de trabalho têm o nível de escolaridade equivalente ao Ensino Médio concluído, ou seja, o 2º ciclo, e mais de 26 mil e 178 têm o primeiro ciclo, enquanto pouco mais de 15 mil têm o Ensino Primário.


Segundo os dados do INE, pessoas sem escolaridade e pessoas com Ensino Superior concluído, são os que menos recorreram aos centros de emprego, com um registo de 5 mil e 189 e 6 mil e 506, respectivamente.


Importa referir que durante o período em referência, os centros de emprego registaram mais de 85 mil e 325 pedidos de emprego e mais de 55 mil colocações nas diferentes categorias existentes. Em termos de pedidos de empregos por categorias, as províncias de Luanda, Cuanza Sul, Cuando Cubango e Lunda Sul são as que apresentaram os maiores registos de procura de emprego durante o ano de 2020.