Manuel Vicente Vai Contar Em Livro A Sua Versão Da Entrada Da Sonangol No BCP



O antigo vice-presidente da República, Manuel Vicente, vai contar em livro a sua versão sobre a entrada da petrolífera nacional Sonangol , no capital do Banco Comercial Português (BCP), segundo informações avançadas pelo Jornal de Negócios, nesta terça-feira, 11 de Abril, acrescentando que o livro está a ser escrito no Dubai, onde o ex-número dois do Governo de José Eduardo dos Santos vive desde 2020.

Como presidente da Sonangol, Manuel Vicente liderou a entrada da petrolífera angolana no capital do BCP em 2007, ano em que comprou 2% desta instituição financeira por 200 milhões de dólares. Cinco anos depois, a Sonangol tornou-se o maior accionista do banco, com 11,6% do capital, sendo que atualmente, a Sonangol tem 19,4% do BCP.

Importa referir que a imunidade de cinco anos concedida ao ex-presidente de Angola terminou em Outubro de 2022 e, por isso, levantou-se a possibilidade de a justiça angolana dar seguimento ao julgamento do caso que tem entre mãos, desde 2018 e foi transferido de Portugal.