Dívidas Ocultas: Juiz Britânico Admite Anular Caso No Tribunal De Londres



Um juiz britânico admitiu na sexta-feira anular o caso das dívidas ocultas em curso no Tribunal Comercial de Londres devido ao incumprimento de Moçambique na partilha de documentos relevantes na preparação para o julgamento em Outubro.


O juiz Robin Knowles criticou a falta de envolvimento dos advogados britânicos que representam a República de Moçambique no processo de selecção de documentos oficiais e urgiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) moçambicana a providenciar maior acesso.


Moçambique não está a cumprir com as obrigações de divulgação, em especial com documentos detidos pelo gabinete do Presidente da República, pelo SISE e pelo Conselho de Estado, disse o juiz, durante uma audiência preliminar.


Segundo o magistrado, estes organismos estatais não permitiram nem à PGR nem aos advogados britânicos qualquer acesso para seleccionar eventuais documentos relevantes.


Porquê Moçambique? Porquê, Presidente Nyusi? O que o senhor está a esconder? Antes foi aquela confusão de que o Presidente não é notificado porque não tem tempo, anda com a agenda lotada. Lotada a fazer o quê? Que trabalho palpável o Presidente desenvolve?


O certo é que este Presidente tem muito a esconder, mais do que o Manuel Chang. A história das dívidas ocultas não está muito bem contada. Não tem nada que ver com aquele julgamento que agente viu na tenda gigante da BO. Há indivíduos verdadeiramente implicados, que comeram e ainda comem a nossa mola, que estão fora e caras sem vergonha ainda falam em mais mandatos.


Tarde ou cedo, esses individuo vão pagar. A verdade sempre vem à tona!


Justiça Nacional