Cientistas Procuram Extraterrestres Com Ajuda De Voluntários



Os Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) estão a desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial com o propósito de acelerar as buscas para comprovar a existência de civilizações extraterrestres. Para o efeito, o grupo está a contar também com a ajuda de voluntários da sociedade em geral.

O projecto desenvolvido pela equipa do professor de Ciências da Terra, Planetárias e Espaciais Jean-Luc Margot é baseado em ondas de rádio que buscam distinguir sinais provenientes de fontes locais, como sistemas de telecomunicações ou radares e os de origem extraterrestre.

«Essencialmente, estamos à procura de outros engenheiros na galáxia externa», declarou Jean-Luc Margot à quarta maior agência de notícias do mundo “Efe”. 

Refira-se que a 14 de fevereiro o programa convocou qualquer pessoa que desejasse ajudar a classificar os sinais a inscrever-se, sendo que, para isso, é necessário apenas um computador ou um smartphone, tendo, desta forma, conseguido voluntários que realizaram um breve tutorial e são solicitados a examinar imagens de ondas de rádio e responder a perguntas simples orientadas vertical ou horizontalmente de modos a gerar algoritmo de inteligência artificial que discriminem sinais com mais eficiência.