O Hospital Regional de Malanje atendeu desde o início do primeiro trimestre de 2023 cerca de 300 pacientes nas consultas de psiquiatria por toxicodependência, mais da metade dos 450 atendimentos do ano passado.
A taxa etária dos consumidores na província de Malanje varia entre os 14 e os 33 anos em ambos os sexos, situação considerada como alarmante para o representante provincial do instituto nacional de luta antidrogas (INALUD) Mateus Lopes.
«Só no ano transato essa unidade teve que atender uma média de 450 pessoas para que realmente pudessem ser reabilitadas no que diz respeito à toxicodependência, o primeiro trimestre desse ano até aqui temos um total de 270 que afluíram nessa unidade sanitária e creio eu que é pouco, porque se pudéssemos divulgar mais a nível dos 13 municípios, porque a nossa actividade consiste apenas no município sede, acho que o número seria avultado», disse Mateus Lopes numa reportagem da VOA Português.
Felizmente não há registo de qualquer morte entre os toxicodependentes em 2022 e 2023, mas estão propensos a contraírem doenças como a tuberculose.
O kaporroto e a liamba são as drogas mais consumidas e o desemprego é apontado como uma das causas.
NOTA: Diga não às drogas!
Sem comentários:
Enviar um comentário