Terramoto De Magnitude 7,8 Faz Mais De 500 Mortos Na Turquia E Na Síria



Mais de 568 pessoas morreram nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu, esta madrugada, o sul da Turquia e o norte da Síria, segundo avança a CNN Internacional, que cita fontes oficiais, acrescentando que o número de vítimas pode aumentar enquanto as equipas de emergência procuram pelos escombros das cidades e vilas atingidas.

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, declarou que o abalo matou pelo menos 284 pessoas em sete províncias daquele país e deixou mais de 2.300 feridos. Já na Síria, segundo a agência estatal SANA, que cita o ministério da Saúde sírio, revela que cerca de 237 pessoas morreram e mais de 639 pessoas ficaram feridas, a maioria em zonas controladas pelo Governo. 

Refira-se que, após o primeiro tremor, seguiram-se pelo menos 20 tremores secundários, um dos quais atingiu os 6,6 na escala da Richter, um sistema criado a cerca de 70 anos para medir os movimentos sísmicos (ondas sísmicas).