Judite Sousa: "Quem Perde Um Filho Fica Amputado"



Judite Sousa esteve no programa 'Prova Oral', da Antena 3, para falar sobre o novo livro, 'Pedaços de Vida', lançado a 23 de janeiro. Em conversa com Fernando Alvim, a jornalista abordou o processo de luto após a morte do filho, André Sousa Bessa, em 2014, e lamentou a falta de empatia por parte de algumas pessoas. 


A jornalista recordou uma entrevista da atriz Custódia Gallego, que perdeu o filho em 2018. "Quando ouvi a entrevista da Custódia Gallego, ela disse que quando o filho faleceu, ela sentiu uma revolta contra tudo e contra todos. Ela queria que a dor dela fosse também sentida pelos outros, porque quem perde um filho fica amputado", lembrou Judite Sousa.


"E olhamos para o lado e as outras pessoas continuam com a sua vida, como se nada fosse, naturalmente, continuam com os seus filhos, continuam com as suas alegrias, continuam com as suas expectativas depositadas nos seus filhos, nos netos que irão ter, no futuro que irá existir. E nós não. Nós não temos nada disso. Nós ficamos sem isso", continuou. 


Judite Sousa disse ainda: "Aquilo que durante anos, algumas pessoas, creio que por ignorância, me disseram, que eu me tinha tornado um ser humano muito difícil, estavam profundamente enganadas. O engano era dessas pessoas. Eu estava a viver o meu luto. E a revolta faz parte do processo de luto. Tem um nome: agressividade no luto", citando a expressão do autor José Rebelo, acrescentando que espera "que aquelas pessoas que me disseram coisas terríveis durante oito anos fiquem a pensar nestas duas palavras...é assim como ficam um pai e uma mãe...amputados", terminou.


Recorde-se que o filho de Judite Sousa após uma queda numa piscina em junho de 2014.