Filho De Robert Mugabe Preso No Zimbabwe



Robert Mugabe Jnr, filho do ex-Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe, , foi preso no domingo.


Ontem, ele foi escoltado por detectives ao Tribunal de Magistrados de Harare, mas os promotores encaminharam o seu caso de volta à delegacia da Polícia "para passos subsequentes". Ele é acusado de dano malicioso à propriedade.


O porta-voz nacional da Polícia da República do Zimbabwe, comissário adjunto Paul Nyathi, confirmou a prisão do filho de Mugabe, de 31 anos.


“A Polícia da República do Zimbabwe confirma que Robert Tinotenda Mugabe Junior (31) foi preso por alegações de danos maliciosos à propriedade após uma denúncia do seu amigo Nkatazo Sindiso (31) de que ele destruiu uma propriedade no valor de 12.000 dólares norte-americanos na casa número 3A Verdi Lane, Strathaven, Harare. Ele comparecerá ao tribunal no devido tempo”, disse o comissário adjunto Nyathi.


O jornal zimbabwiano Herald, controlado pelo Estado, publicou inicialmente a história da prisão do filho do ex-Presidente, mas depois retirou a história do seu site depois que agentes do Estado supostamente telefonaram para o editor da publicação.


Fontes da publicação disseram ao jornal sul-africano, Daily Maverick, que o Presidente Emmerson Mnangagwa sentiu que o seu Governo seria retratado de forma negativa, já que o Zimbabwe comemora o Dia da Juventude de Robert Mugabe nesta terça-feira.


“Fomos informados de que a prisão de Robert Mugabe Junior coincidiu com o aniversário do seu pai, hoje … haverá um grande evento nacional a ser realizado em Lupane [em Matabeleland] e os irmãos de Mugabe devem comparecer. Então eles [agentes do Estado] disseram que seria constrangedor comemorar o dia em que o filho de Mugabe estaria atrás das grades”, disse um jornalista do jornal, que pediu anonimato.


Esta não é a primeira vez que os Mugabes têm problemas com a lei. A ex-primeira-dama Grace Mugabe supostamente agrediu uma modelo sul-africana, Gabriella Engels, num quarto de hotel em Joanesburgo, quando o seu marido ainda estava no poder. Ela ainda está para ser processada.


Robert Mugabe, que governou o Zimbabwe com mão de ferro por 37 anos, foi afastado do poder em Novembro de 2017 após um golpe sem derramamento de sangue que foi endossado pela comunidade internacional. Após a sua morte, a sua esposa se recusou a permitir que o Estado enterrasse seus restos mortais no santuário nacional, argumentando que ela estava seguindo os desejos do seu marido.


PS: Julgamos oportuno publicar esta história porque esses rapazes, filhos de Mugabe, foram, durante muito tempo, tidos como intocáveis. A realidade mostra que não é assim e aos poucos tudo já começou a ser evidente. O Nyimpine Chissano teve muitos problemas com a lei, mas nunca chegou a ser preso. Ndambi Guebuza está enjaulado. Muito provavelmente coisa pior vai ocorrer com os Florindos desta vida que se julgam donos de Moçambique, confiando no cargo do pai. Ninguém está no poder eternamente. E quando o fim chegar…