Chuvas Matam 24 Pessoas No Brasil



As chuvas fortes que caem desde sábado no litoral de São Paulo, no Brasil, já mataram 24 pessoas e desalojaram mais de 550.


Segundo o presidente da câmara daquela cidade, Felipe Augusto, citado pelo Observador, em São Sebastião, a 197 quilómetros de São Paulo, foram contabilizados 23 mortos. Já em Ubatuba, a 220 quilómetros de São Paulo, uma criança de 7 anos morreu num deslizamento de terras.


O governo do estado de São Paulo havia confirmado, até então, 19 mortes. O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.


“Até o momento, foram registados oficialmente 19 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas”, lê-se num comunicado oficial.


Felipe Augusto dava conta que os helicópteros de resgate accionados não estavam a conseguir chegar à zona mais crítica da cidade. O mesmo acontece com carros e barcos, estando os habitantes no local a fazer as buscas.


O autarca revelou que havia várias pessoas presas debaixo dos escombros de casas que foram destruídas pelo temporal e deslizamentos de terras.

Em vários locais do litoral de São Paulo há falhas nas redes de abastecimento de água e de electricidade, várias estradas cortadas e carros submersos.


O governo de São Paulo explicou que há já equipas médicas e unidade de saúde a receber e atender a população, além de acções de atendimento aos desalojados.