Banco Mundial Classifica Porto Da Beira Como O Mais Eficiente Da África Austral



O Banco Mundial publicou recentemente, o novo Índice de Desempenho de Terminais de Contentores e o Porto da Beira destacou-se ao alcançar a classificação mais alta de todos os terminais de Contentores a nível da África Austral, passando a estar à frente de Portos como Durban, Cidade do Cabo, Dar Es Salaam e Walvis Bay. 


O bom desempenho do Terminal é resultado do forte investimento que a Cornelder de Moçambique tem feito em recursos humanos, infraestruturas, equipamentos e sistemas, bem como na melhoria da eficiência do Porto da Beira. 


Apesar desta proeza, o administrador delegado da Cornelder de Moçambique, Jan De Vries, sublinha que o Porto da Beira continuará a envidar esforços no sentido de melhorar o seu desempenho de produtividade.


"A nossa ambição é competir não só com os portos da região, mas também com os terminais mais eficientes do mundo. Por isso, vamos continuar a investir na formação do nosso capital humano, em novos e modernos guindastes e equipamentos de manuseamento mais rápidos. Estamos também orgulhosos do nosso desenvolvimento interno de plataformas e sistemas que tornam o nosso terminal cada vez mais eficiente", frisa Jan De Vries.


Importa realçar que esta avaliação é baseada no Índice Global de Desempenho dos Terminais de Contentores, elaborado pelo Banco Mundial


O Container Port Performance Index (CPPI) é produzido pelo Banco Mundial e classifica os portos com base numa abordagem estatística, que tem como base no tempo de espera do navio no porto. Em 2021, foi avaliado um total de 370 portos a nível mundial. O Porto King Abdullah, na Arábia Saudita, é o porto mais bem classificado globalmente. As classificações são baseadas numa variedade de factores de eficiência.

notícias recentes

Banco Mundial classifica Porto da Beira como o mais eficiente da África Austral

Beira Verde

Combate a incêndios no Porto da Beira : CdM investe em dois novos camiões para reforçar pronta resposta