Ministério Da Saúde Condena Comportamento De Grupo De Médicos Que Viralizou A Dançar No Bloco Operatório E Aplica Suspensão



O Ministério da Saúde condenou o comportamento de um grupo de médicos que apareceu a festejar o sucesso de uma cirurgia em pleno bloco operatório. No vídeo que circula nas redes sociais a equipa  envolvida em uma campanha de filantropia que operou mais de 100 casos na província do Uíge aparece a dançar ao lado do paciente recém-operado. 

«Assistimos com muita preocupação um desvio que é grave do ponto de vista ético e deontológico e, por sua vez, a violação de certas normas e isto põe em perigo, até certo ponto, a segurança do paciente, porque podem surgir complicações pós-operatórias devido a este comportamento. O momento cirúrgico é um momento sagrado, que não deve ser violado em nenhuma circunstância, por isso, o MINSA não pode estar feliz com essa atitude», declarou o Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio. 

Na ocasião, o Secretário de estado revelou ainda que, para apurar o sucedido, o Ministério criou uma comissão de inquérito, constituída por profissionais ligados à Medicina e, até que se chegue a uma conclusão definitiva, foram suspensos temporariamente todos os actos de filantropia promovidos pela organização.