Bertin O Gênio Africano Criador Do Robô Capaz De Realizar Cirurgias Com Precisão



Bertin Nahum nascido em Dakar, Senegal de origem beninense, é um empresário que desenvolveu um robô chamado Rosa que auxilia cirurgiões em cirurgias cerebrais.

Em sua mente, os robôs são uma das melhores maneiras de ajudar os cirurgiões a realizar suas tarefas com eficiência e precisão.

Ele fundou sua empresa (Medtech SAS) que projeta robôs cirúrgicos em 2002.

Bertin Nahum inventou um robô chamado BRIGIT™ que ajuda os médicos em cirurgia ortopédica fornecendo suporte mecânico para serrar o osso com um braço que guia o cirurgião e o ajuda a fazer cortes precisos. A Zimmer Inc, líder mundial em cirurgia ortopédica, comprou as patentes da Medtech em 2006.

Em 2010, ele criou o ROSA™, um robô com braço robótico que pode ajudar cirurgiões a realizar operações delicadas no cérebro. Fácil de usar e preciso, o ROSA™ agora é usado em hospitais de todo o mundo para cirurgia cerebral.

Graças ao ROSA™, Bertin Nahum foi classificado como o 4º empreendedor de alta tecnologia mais revolucionário do mundo pela Discovery Series em 2012, atrás apenas de Steve Jobs, Mark Zuckerberg e James Cameron.