Hélder Pitta Grós Proposto Como Procurador De Angola Por Mais Um Mandato De Cinco Anos



O Plenário do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público propôs, ao Presidente da República, a recondução de Hélder Pitta Grós ao cargo de Procurador-Geral da República, para um mandato de mais cinco anos.

As deliberações saídas da primeira sessão extraordinária, realizada na última Sexta-feira, 16 de Dezembro, e que só agora foram divulgadas, dão a saber que o nome de Hélder Pitta Grós foi, igualmente, proposto para mais um mandato como Presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP).

Além do Procurador-Geral da República, na reunião foram propostos, para a eleição ao cargo de Vice-Procurador-Geral da República e 1.º Vice-Presidente do CSMMP, os nomes de quatro magistrados, sendo que obteve maior número de votação Inocência Maria Gonçalo Pinto, seguida de Pedro Mendes de Carvalho, Gilberto Mizalaque Balanga Vunge e, por último, João Luís de Freitas Coelho. Observe-se que o nome do actual Vice-Presidente da PGR, Mota Liz, foi excluído da proposta.

Recorde-se que o Procurador-Geral, de agora 66 anos, substituiu, no cargo de PGR, João Maria de Sousa, em 2017, data que marca a sua nomeação a Vice-Procurador-Geral da República para a Esfera Militar e Procurador Militar das Forças Armadas.