Dívidas Ocultas: Penas Poderão Não Passar De 12 Anos



De fonte segura, esta página sabe que os réus do caso das dívidas ocultas, o famoso calote que deixou Moçambique de rastos, poderão apanhar penas que não ultrapassam os 12 anos de prisão.  E a sentença poderá ser lida hoje!

Efigénio Baptista, o juiz do processo, já havia deixado pistas, nesta segunda-feira, de que as penas reservadas aos réus serão branda, quando mostrou fragilidades em aplicar o Código Penal. 

Por outro lado, a PGR merece uma sova monumental. Chamboco! Arrastou indivíduos para este processo que praticamente não tinham nada a ver. Alguns deles ficaram na prisão. E, para a sua liberdade, pagaram caução. Ou seja, gastaram até o que não tinham. Além disso, ficaram expostos- o julgamento é transmitido em directo.

Ficaram com imagem chamuscada. E depois serão absolvidos. Quem os vai pagar pelo tempo que ficaram na cadeia? E a imagem deles perante a sociedade?

E a Procuradoria tem sido useira e vezeira nisto: lembram-se do julgamento do caso BCM? Arrastou 18 réus e no final só oito é que foram condenados. O julgamento também foi transmitido em directo. Os absolvidos ficaram com imagem denegrida que, eventualmente, até hoje ainda não a recuperaram totalmente. Péssimo trabalho da Procuradoria!

Houve outro processo: tentativa de assassinato do advogado Albano Silva. Oito indivíduos estavam implicados. E ficaram detidos durante oito anos. Levados ao julgamento, todos foram absolvidos. Péssimo trabalho da Procuradoria. Oito anos perdidos para alguns. E não receberam nada como ressarcimento.

Há tantos processos que seguiram o mesmo rumo…

Malta Ana Sheila e companhia precisam de fazer convenientemente o seu trabalho para não arrastarem inocentes a julgamentos. Correm. Fazem pessimamente o seu trabalho só para serem bem vistos. E no fim até vão ganhar promoções à custa de inocentes.

Os moçambicanos sabem que lhes roubou. Um deles é um individuo baixo, barrigudo, que no lugar de andar só bamboleia. A Procuradoria teve medo de o arrastar ao julgamento. Até fez pior: defendeu-o. E hoje ele anda ai solto. Anda num Mercedes preto, tem motorista e guarda-costas; um ladrão…



(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)