Descobertos Dois Milhões De Euros Escondidos Em Cofre Na Rede A Que Pertencia Ana Lúcia Matos



Em Guimarães, na casa de dois dos principais arguidos na ‘Operação Admiral’, na qual a apresentadora de televisão Ana Lúcia Matos está envolvida, um cofre escondia dois milhões de euros. Para além do dinheiro, foram também encontrados cerca de 20 relógios da marca Rolex, no valor de 300 mil euros.


Trata-se do maior esquema de fuga ao IVA descoberto na União Europeia, estimando-se que a rede internacional tenha lucrado 2,2 mil milhões de euros. O balanço da ‘Operação Admiral’ conta com bens apreendidos no valor de 67 milhões de euros, 64 dos quais em Portugal. A rede adquiria artigos eletrónicos e vendia-os, com grandes descontos, em plataformas online através de empresas de fachada para depois transferir a quantia para outras entidades e liquidava as empresas, sem nunca pagar impostos. Com esse dinheiro, o grupo adquiria bens de luxo, como carros, imóveis ou malas. Ana Lúcia Matos partilhava muitos desses luxos nas redes sociais.


A investigação teve início em 2021 e, em novembro deste ano, foram realizadas buscas que levaram à detenção de 14 arguidos no País - entre os quais a apresentadora e o marido, Max Cardoso, apontado como um dos cabecilhas do grupo. Ana Lúcia Matos foi libertada pelo tribunal e encontra-se com termo de identidade e residência.