Mais De 2500 Pessoas Portadoras De HIV-SIDA Abandonaram O Tratamento Por Falta De Sigilo Nos Hospitais De Inhambane



Sigilo profissional é dos melhores requisitos para o sucesso de qualquer funcionário público e privado, mas quando falta privacidade nestas pessoas, o pior pode vir acontecer, pois informações sigilosas podem ser tornadas públicas a qualquer momento.

E é por causa da falta de privacidade, dos funcionários de alguns hospitais da província de Inhambane, que mais de 2500 pessoas portadoras de HIV-SIDA e tuberculose decidiram abandonar o tratamento, segundo informações transmitidas na Televisão Pública de Moçambique na tarde deste domingo.

A denúncia vem da Sociedade Civil, ao nível da província de Inhambane, que entende que em alguns hospitais da terra de boa gente, há fragilidade no sector da saúde, motivo pelo qual leva milhares de pessoas a desistirem forçadamente do tratamento anti-retrovirais. 

Nos hospitais daquela província, de janeiro até setembro, pelo menos 955 pessoas portadoras de doenças como HIV-SIDA e Tuberculose, viram seus direitos violados.

NB: Ter AIDS não quer dizer que é o fim do mundo, mas a descriminação das pessoas, pode fazer com que os portadores das doenças acima mencionadas venham cometer algo pior, ou seja, a doença é normal e com tratamento a pessoa vive muitos anos, mas a descriminação da sociedade pode levar a pessoa a tirar a própria vida.