Joe Biden Volta A Confundir Guerra Na Ucrânia Com… Guerra No Iraque



Uma semana após ter atribuído o aumento da inflação a “uma guerra no Iraque”, em vez da guerra na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, voltou a confundir os dois conflitos armados.


A mais recente gafe aconteceu, esta quarta-feira, quando o chefe de Estado norte-americano comentava o anúncio da retirada das tropas russas da cidade ocupada de Kherson, numa conferência de imprensa.


“Quer os russos estejam ou não a recuar de Fallujah”, afirmou, numa referência à cidade iraquiana, que há cerca de 20 anos foi palco da batalha mais sangrenta da guerra no Iraque. “Quer dizer…”, tentou corrigir Biden.


Num vídeo do momento, partilhado nas redes sociais e que pode ver acima, ouve-se um dos jornalistas presentes a corrigir o presidente e a dizer “Kherson”. “Kherson, a cidade de Kherson”, respondeu Biden. 


Na semana passada, o chefe de Estado falou sobre a inflação, frisando que se trata de "um problema mundial devido a uma guerra no Iraque, ao impacto sobre o petróleo e ao que a Rússia está a fazer". 


No entanto, estas não foram as primeiras gafes de Biden na temática da guerra na Ucrânia. O líder norte-americano já afirmou que "Putin pode cercar Kyiv com tanques, mas nunca conquistará o coração e a alma do povo iraniano", em vez do "povo ucraniano", e afirmou que a Suíça, em vez da Suécia, pretendia aceder à União Europeia.


Veja o vídeo