Homem Regressa A Casa 30 Anos Após Ter Desaparecido (E Com A Mesma Roupa)



O caso de Vasile Gorgos já fez várias manchetes na Roménia e um pouco por todo o mundo. O idoso, hoje com 93 anos, regressou a casa depois de ter estado desaparecido mais de três décadas. A roupa era a mesma que vestia quando desapareceu e no bolso tinha um bilhete da viagem de comboio, que fez no último dia em que foi visto pela família.


Mas comecemos pelo início. Decorria o ano de 1991, conta o site El Heraldo, quando Vasile Gorgos, um criador de gado da Roménia, recebeu uma chamada telefónica para fazer um negócio noutra cidade que não a sua. Antes de sair de Ploiest e dirigir-se a Bacau, disse à mulher que a viagem não demoraria mais do que algumas horas. Só que Vasile nunca mais apareceu.


Família, amigos e autoridades procuraram-no durante anos. Mas não havia pistas do seu paradeiro. Vasile acabou por ser dado como morto e chegou mesmo a ser homenageado com um funeral simbólico.


Até que, a 29 de agosto de 2021, Vasile reapareceu. Exatamente com a mesma roupa que vestia quando esfumaçou-se e com o bilhete de comboio da rota Poiest-Bacau.


Quando questionado sobre o seu paradeiro, o idoso respondeu que teve todo o tempo em casa. A resposta surpreendeu a família que o levou imediatamente ao médico. Apesar de ter alguns problemas neurológicos próprios da idade avançada, Vasile apresentou um estado de saúde "perfeito", de alguém que foi tratado sempre com "especial cuidado".


Um ano depois do reaparecimento de Vasile, as autoridades continuam a não ter respostas para o mistério. As investigações revelaram que o idoso chegou de carro a casa, mas não foi possível determinar onde esteve durante mais de 30 anos.


O caso está a dar origem a várias teorias de conspiração, entre as quais que o homem foi alvo de uma experiência.