Guarda Redes Da Suíça Treinam Com Óculos Para Ver Em Câmera Lenta



O Brasil precisa ter uma atenção extra em campo nesta segunda-feira (28), diante da Suíça, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Qatar-2022. Para ter reflexos melhores, os goleiros da equipe europeia, o titular Yann Sommer e o reserva Gregor Kobel, treinam com óculos especiais, que ajudam a ver em câmera lenta.


O acessório é usado para melhorar o reflexo dos atletas e pode ser também uma ferramenta de ajuda a crianças e idosos. Desenvolvidos pela Visionup, empresa japonesa, os óculos de fato foram pensados para o esporte, mas servem também para pessoas que desejam "recuperar ou manter habilidades de visão que diminuíram com o envelhecimento".




No caso de crianças, são usados em casos do olho preguiçoso, a ambliopia. A condição faz com que os pequenos não desenvolvam os olhos igualmente. O uso, claro, precisa de parcimônia. O objeto é contraindicado para pessoas com catarata ou astigmatismo, por causarem desconforto.



Os óculos usados pelos goleiros suíços contam com bateria e piscam as lentes, que, na verdade, são painéis LCD, para que fiquem transparentes ou escureçam. Isso dá a impressão de que os objetos se movimento em menor velocidade. Eles estimulam o cérebro e melhoram a visão, coordenação entre mãos e olhos e ainda a percepção de profundidade.


A Suíça usa os óculos para treinar os goleiros desde 2013. O acessório custa quase R$ 2,3 mil. Eles podem até ter ajudado a equipe na vitória por 1x0 diante de Camarões da estreia e serão colocados à prova às 13h, diante do Brasil. A seleção completa a primeira fase da Copa do Mundo na sexta-feira (2), contra a Sérvia, às 16h.