Funcionários Da Tmcel Estão Sem Salários Há Dois Meses



Trabalhadores da empresa Tmcel não recebem salários há dois meses. Os funcionários acusam o administrador técnico da empresa de divisionismo e má gestão, o que leva a baixos os rendimentos da empresa. Os queixosos pedem intervenção do IGEPE.


Mais uma vez, a empresa Tmcel é notícia por não cumprir com o pagamento dos salários aos seus trabalhadores, depois de em Junho e Agosto do ano em curso, se ter assistido uma situação semelhante.


Desta vez, estão em causa os ordenados dos meses de Setembro e Outubro, que segundo as cartas que a nossa redacção teve acesso, ainda não foram pagos.


Em entrevista a “O País”, Sérgio Sousa, Secretário do Sindicato Nacional das Telecomunicações de Moçambique (SINTELMO) fala de dias difíceis na empresa, onde não se tem visto resultados positivos dos investimentos que a empresa vem fazendo deste a fusão das antigas empresas Mcel e TDM, em 2016.


Na carta datada do dia 6 de Outubro, enviada ao Conselho de Administração do Instituto de Gestão das Participações do Estado, IGEPE, o SINTELMO acusa o administrador técnico e comercial da Tmcel de divisionismo e má gestão.


“O atraso no pagamento do salário é a ilustração clara do que os trabalhadores da Tmcel estão a passar. O Sindicato, em 2021, chamou a atenção à gestão da empresa, bem como ao IGEPE, acerca das atitudes e comportamentos demonstrados, em diversas ocasiões, por parte do administrador técnico e comercial e PCA do Mkesh, o sr. Binda Jocker”, lê-se.


No mesmo documento o Sindicato pede intervenção do IGEPE para a reversão do actual cenário, sob pena de piorar a situação económica e financeira da empresa.


“O Sr Binda Jocker tem estado a criar divisionismo entre os técnicos e a tipologia dos equipamentos, se da fixa ou móvel, o que propicia um descontentamento generalizado na empresa”, desabafam os trabalhadores, que apelam que alguém de direito buscar abordagens mais pragmáticas e estratégicas, visando buscar soluções a contento, para o bem da empresa e dos seus colaboradores, sob pena de se propiciar os ingredientes para uma degradação ainda mais acentuada da actual situação que se vive na Tmcel”.


O Sindicato diz que enviou, antes, uma carta ao Conselho de Administração da TMcel, exigindo a reposição dos seus direitos. O Conselho de Administração posicionou-se nos seguintes termos.


“Como é do conhecimento de vossas excelências, a empresa está a atravessar desafios operacionais e financeiros ímpares e sem registo comparável na sua história, tendo o conselho de Administração exortado aos colaboradores, bem como aos órgãos representativos a nível do sindicato para em conjunto se trabalhar na busca de soluções”.


Não satisfeito com a resposta, o Sindicato contactou o IGEPE de onde aguarda alguma solução para o pagamento dos salários dos trabalhadores da Tmcel.


A nossa equipa contactou o Conselho da Administração da Tmcel que, sem gravar entrevista, garantiu que a instituição vai continuar a envidar esforços no sentido de se normalizar o pagamento de salários. Sem avançar detalhes, garantiu ainda que os salários referentes ao mês de Setembro já começaram a ser pagos.