Filhos De Ex-bolseiros Angolanos Com Mães Cubanas Reclamam Pelos Progenitores



A embaixada de Angola em Cuba tem recebido casos de filhos de ex-bolseiros angolanos com mães cubanas que vão reclamar pelos progenitores. A informação foi avançada pela embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Pereira Teixeira, em entrevista à ANGOP, divulgada nesta terça-feira, 29 de Novembro.

“Não temos conhecimento da existência de comunidade de imigrantes em Cuba. (…) Temos, sim, alguns filhos de pais angolanos, sobretudo ex-bolseiros e de mães cubanas que, timidamente, têm aparecido no nosso sector consular a reclamar pelos seus progenitores” respondeu Maria Teixeira, quando questionada sobre se o Governo angolano tem o controlo da comunidade de imigrantes angolanos residentes em Cuba.

Na ocasião a embaixadora pontou também que Angola reduziu o envio de estudantes bolseiros a Cuba e pelo mundo por consequência do aumento de instituições de ensino no país, sendo que actualmente só há cerca de 80 bolseiros angolanos matriculados nas diferentes instituições de ensino em Cuba, ao contrário dos anos passados, em que eram centenas e até mesmo milhares.