Docente Da Unipúnguè Escreve Melhor Tese Em Química No Brasil



Chama-se Afonso Filipe João, docente e investigador da Universidade Púnguè, defendeu a tese ‘Sensores Electroquímicos e Dispositivo Analítico Combinado a Smartphone Fabricados por Impressão 3D para o Controle de Qualidade de Combustíveis’ pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil, no ano passado.

Esta sexta-feira, 11 de Novembro, chega o anúncio da distinção do trabalho pela UFU, no II Seminário de Pesquisa daquela universidade, evento que procura oferecer um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias ali desenvolvidas.

Na sua tese, o Professor Afonso João desenvolve métodos analíticos sensíveis e acessíveis, exequíveis em locais desprovidos de alta tecnologia, a exemplo de Moçambique, que forneçam resultados iguais aos obtidos com recurso a métodos convencionais de análise.

Com este trabalho, foi possível produzir um sensor electroquímico aplicável no controle de qualidade de combustíveis e amostras ambientais.

O Prémio Johanna Döbereiner, voltado às áreas das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com um júri composto por professores de diversas universidades brasileiras, busca reconhecer os pesquisadores da UFU, abarcando os seus estudantes.