Designer Cria Marca De Tênis Customizados Para Cavalos

 



Se alguma vez quis uns ténis Adidas do tamanho de um cavalo para poder combinar sapatos com o seu companheiro equino, está com sorte. Mas terá de estar disposto a gastar mais de 1000 dólares por um par de ténis de cavalo personalizados


Sabia que já se pode comprar ténis para cavalos? (Mas custam mais de mil euros.)


Marcus Floyd, um artista da cidade de Kentucky, começou a elaborar o protótipo para ténis de cavalo como parte de uma colaboração com a VisitLex, a agência pública de turismo de Lexington.


A VisitLex contactou Floyd antes da Breeder's Cup, uma série de corridas equestres realizadas em Lexington nos dias 4 e 5 de novembro.


“A sua iniciativa foi chamar a atenção para o estado de Bluegrass, tal como também para o de Kentucky”, explicou à CNN.

Cada um dos ténis é construído em cima de uma bota protetora, pelo que são totalmente funcionais (créditos: Cortesia VisitLEX)


Floyd, que se autointitula “sneakerhead” (uma pessoa que adora ténis de marca) de longa data, já tinha experiência prévia na conceção e modificação de sapatos. Frequentou um programa intensivo de quatro dias chamado The Shoe Surgeon's SRGN Academy, de forma a aprender a desconstruir e reconstruir os ténis populares.






Segundo Floyd, a construção de cada tipo de calçado pode demorar até 17 horas. Começou por comprar os ténis - como, por exemplo, um par de Air Jordans clássicos. Depois desconstruiu-os, desmontando cuidadosamente cada peça antes de voltar a montar o ténis em cima de uma bota protetora pré-fabricada para cavalos. Empenhou-se em manter o design exato enquanto o adaptava à forma do tornozelo e do casco de um cavalo.

    Um só par pode demorar até 17 horas a construir. Créditos: Cortesia VisitLEX


E sim, os ténis são de facto utilizáveis, diz Floyd.



Os ténis para cavalos VisitLex vão ser leiloados no Sneaker Ball, um evento de angariação de fundos para instituições de caridade no centro do Kentucky, no dia 12 de novembro, disse Floyd. No futuro, Floyd tenciona doar 10% de todas os lucros da venda dos sapatos a entidades locais sem fins lucrativos através do Sneaker Ball.


Os clientes que desejam equipar o seu cavalo com estes ténis personalizados podem encomendá-los na loja de Floyd: Horse Kicks. Ao contrário dos ténis da marca VisitLex, os ténis comissionados são desenhos por Floyd. Os preços podem rondar os 1.200 dólares (1.213 euros), dependendo da complexidade do desenho.


As fotografias do calçado original circularam nas redes sociais e despertaram imenso interesse. “Acho que nenhum de nós se apercebeu de que isto iria ter tanto sucesso”, disse Floyd. “Como artista, sinto-me aliviado.”