Moçambique Alcança a Posição Número (1) no Boxe Africano



A Confederação Internacional de Boxe (IBA) publicou esta semana o novo posicionamento dos países no Ranking Mundial e Moçambique alcançou uma incrível subida nos últimos 5 anos.


Até alguns anos, era impensável que o "país de Machel" fosse alcançar tal façanha. até a 5 anos atrás Moçambique ocupava a posição número 27 a nível de África, e 90 no mundo.


A mudança nos resultados advem de estratégias centradas num investimento cada vez mais sério na modalidade. Os resultados revelam que Moçambique subiu 27 lugares e hoje é o número (1 ) na África. A nível Mundial em apenas 5 anos, a "Pérola do Índico" subiu 52 lugares e num universo de 120 países que fazem parte do ranking Mundial , hoje ocupa a posição 38 e lidera o grupo dos países africanos que estão na linha da frente no ranking Mundial , seguida da grande potência do boxe africano ( Argélia) que perdeu a sua coroa para Moçambique e ocupa a posição 43 do Mundo.


O Ranking destaca ainda, os atletas Moçambicanos como os atletas africanos que têm tido as melhores prestações a nível de África e do mundo nos últimos quatro anos , sendo que um atleta ocupa na sua categoria a posição número dois (2) no ranking mundial , um outro atleta Moçambicano ocupa na sua categoria a posição número três (3) no mundo, dois atletas ocupam na sua categoria a posição número dois (2) no ranking dos jogos da commonwealth e um atleta ocupa a posição número três.(3)


Sublinhe-se ainda que Moçambique é o país com maior número de atletas a nível de África ( 5 atletas ) que ocupam a posição número um (1) no continente e dois atletas que ocupam a posição número 3 nas categorias em que estão inseridos.


O Boxe é neste momento a modalidade desportiva Olímpica Moçambicana mais bem posicionada no Ranking Africano e Mundial e que alcança pela primeira vez na história a inédita posição número 1 a nível do continente.

O foco na massificação , o fortalecimento do boxe interno e o sonho da qualificação para os jogos olímpicos de Paris continuam o grande desejo dos filhos desta pátria amada.