Jamie Lee Curtis Defende Filha Transexual



"Eu tenho uma filha transexual. Existem grandes ameaças contra a vida dela, só por existir. Há pessoas que a querem eclipsar, a ela e a pessoas como ela", revelou Jamie Lee Curtis em entrevista ao canal El Cine en la SER. A atriz mencionou ainda o fascismo, comparando a o massacre das grandes guerras à evolução para o ódio dos dias de hoje: "como se não tivessemos aprendido qual é o resultado disso [a exterminação de seres humanos]. É assustador. Eu estou assustada e tu também devias estar", acrescentou, referindo-se a todos que a ouviam.


A atriz de 63 anos falou ainda sobre a importância de utilizar a voz para mudar situações na sociedade. "É assim que aprendemos. Pensando sobre as situações, aprendendo a usar as nossas vozes para chamar a atenção", de forma a lutar contra injustiças.


Ruby, filha de 21 anos da atriz, assumiu-se como transexual em 2020. Em entrevista à revista People o ano passado, Curtis mencionou que ainda falha alguma da nova terminologia que teve de aprender, de forma a tratar a filha da forma correta. "Sou nova nisto. Tenho a certeza de que vou cometer erros".


A entrevista dada por Jamie Lee Curtis foi partilhada no Twitter pela ativista Carla Antonelli, primeira deputada transexual na história de Espanha para o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), entre 2011 e 2021. "Alguém vai parar com este ódio e irracionalidade, ou só quando for tarde demais?", escreveu a ativista, agradecendo de seguida à atriz por ter falado publicamente sobre o assunto.