Governo Garante Ter Começado A Pagar Salários Com Base Na TSU

 


O Ministro da Economia e Finanças diz que há comissões criadas para corrigir as irregularidades que ainda constam da Tabela Salarial Única revista. Max Tonela reitera que todos funcionários terão os seus salários ainda este mês.


A reacção surge 24 horas depois de os médicos e docentes universitários terem manifestado indignação sobre as suas remunerações com base na nova Tabela Salarial Única, reclamando da redução dos subsídios e dos níveis e consideram que a revisão não acomoda as suas reais preocupações.


Por exemplo, os médicos defendem que as especializações, em áreas como neurocirurgia, deviam ser mais valorizadas, no entanto, na TSU, estão todas no mesmo nível.


“A nível mundial, por exemplo, os neurocirurgiões são os que mais recebem devido à responsabilidade que assumem. Enquadrar todos licenciados no mesmo nível parece-nos inapropriado”, lamentou Gilberto Manhiça, bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique.


Reagindo, o ministro da Economia e Finanças garantiu já haver comissões que estão a corrigir possíveis erros.


“É uma reforma profunda e abrangente, há situações já antecipadas, de eventuais reclamações, por isso todos os pagamentos deste mês estão a ser pagos tendo em conta o enquadramento considerado provisório, uma vez que, de acordo com os decretos acordados, querendo, os funcionários e agentes do Estado podem reclamar o enquadramento que têm e, a partir disso, há um espaço de resposta do Governo, através das comissões estabelecidas”, explicou Max Tonela.


Enquanto isso, o Governo diz que procede, desde a última terça-feira (25), ao pagamento dos salários, com base na nova tabela.


Max Tonela acautela, porém, que quaisquer alterações nos quantitativos serão feitas tendo em conta o Orçamento de Estado já aprovado.


“Na verdade, temos um pacote de reforma, com um valor calculado, que inclusive foi aprovado pela Assembleia da República, que é da ordem dos 19 mil milhões de Meticais e qualquer pagamento da despesa no global respeita este limite”, explicou.


O ministro da Economia e Finanças falava, esta quarta-feira, após mais uma sessão da Assembleia da República.