Aeroporto Internacional 4 De Fevereiro Trabalha Há Anos Sem Radar De Voos



O Serviço de Controlo do Tráfego Aéreo do País, instalado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, trabalha sem o radar de voos há anos. O controlo dos aviões que voam no espaço nacional é feito via rádio, soube o Novo Jornal junto de fontes ligado ao controlo dos aviões no território nacional. Felizmente, o País nunca registou incidentes de tráfego aéreo.

As fontes, que pediram para não ser identificadas, garantem que também não funciona, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o "ILS", o sistema de aproximação de instrumentos. Mas asseguram que tanto o radar como o ILS serão instalados no novo Aeroporto Internacional de Luanda, baptizado com o nome "Dr. António Agostinho Neto", facto este confirmado por uma alto funcionário do gabinete operacional.

«Infelizmente nunca trabalhámos com radar, como nos outros países. O ILS, um equipamento importantíssimo, anda avariado há muitos anos. Trabalhamos com base nos mapas, através das rotas e a comunicação que os pilotos nos passam. É com base nisso que trabalhamos», contou ao Novo Jornal um controlador de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

O homem que presta serviço de orientação e monitorização de aviões garantiu que apenas trabalham a partir da fiabilidade da informação passada pelos pilotos.

«As informações passadas pelos pilotos devem ser efectivas. Senão o próprio piloto é penalizado», contou o controlador. «Na verdade ainda trabalhamos no analógico, enquanto os outros já estão na era digital», acrescentou.

Um outro controlador, que também preferiu não ser identificado com medo de represálias, disse que, na verdade, um radar no País faz muita falta, uma vez que os voos ficam muito tempo à espera para pousarem.

«Para além do nosso profissionalismo, Deus também controla o nosso espaço...», disse a fonte.