Utilidade Pública: Espere O Cordão Umbilical Parar De Pulsar E Ficar Branco Para Cortar



Peça para a equipe médica esperar o cordão ficar branco. Você pode tbm exigir no seu Plano de Parto.

Na primeira foto vemos um cordão ainda pulsando. Cheinho de sangue pro bebê.

E no segundo, já branco, pronto. Para ser clampeado.

Vou explicar mais com esse texto da @PsiMama 

Para reforçar a campanha #WaitForWhite, ou "Espere pelo branco", e a #GoldenHour ou "Primeira Hora de Ouro": "Você sabia que o momento de cortar o cordão umbilical do seu filho é importante para a saúde dele? Uma nova pesquisa feita pela Universidade do sul da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que esperar o cordão parar de pulsar para cortá-lo pode garantir a transferência de células-tronco, em um processo conhecido como transplante natural. Além disso, o atraso no corte reduz a incidência de hemorragia e a diminui a necessidade de transfusões de sangue no futuro. 

Outra pesquisa, dessa vez brasileira, também reforça os benefícios desse atraso para a saúde. O estudo sugere que esperar 1 minuto para fazer o corte (ou clampeamento) do cordão aumenta a quantidade de ferro no seu organismo. Esse seria mais um fator que ajudaria na redução de anemia nos primeiros meses de vida. (...)

A maioria dos profissionais realiza o corte na hora que o bebê nasce. Para Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio Libanês (SP), o ideal é esperar o cordão parar de bater para cortá-lo. “No útero, o sangue do bebê é oxigenado pela placenta. No nascimento, ocorre uma mudança no sistema circulatório da criança para que comece a receber oxigênio pelos pulmões. A garantia de que essa transformação aconteceu, e o bebê está preparado para respirar fora do útero, é quando a artéria do cordão pára de pulsar”, diz Pupo"

Enquanto espera parar de pulsar, que tal já fazer um contato pele a pele e tentar estabelecer a amamentação? Ela ajuda a contrair o útero, ajudando também a placenta desgrudar da parede uterina e sair.