Dynamic Island Da Apple Já Corre Na Xiaomi: Programador Já Copiou Funcionalidade



O iPhone 14 Pro da Apple foi anunciado na semana passada, com um novo sistema de câmara frontal em forma de pilha para os modelos Pro. Ora com os novos furos no ecrã, a Apple introduziu uma nova funcionalidade exclusiva para os iPhone 14 Pro, o Dynamic Island.

Dynamic Island é uma nova forma de exibir informação sobre coisas como música, navegação, notificações e chamadas. A área da câmara em forma de pilha é a peça central desta nova funcionalidade, e foi concebida para tornar a informação mais facilmente acessível e de fácil utilização. Com Dynamic Island, os utilizadores podem ver mais informações enquanto ouvem música, verificar a sua navegação enquanto conduzem, e ver quem os está a chamar sem ter de sair da aplicação que estão a utilizar atualmente.

Como já vimos com os auriculares TWS, a Apple é uma espécie de lançador de tendências na indústria dos smartphones. Sempre que exibem algo novo, como um produto ou uma nova funcionalidade, outros na indústria são rápidos a adaptá-lo. Desta vez, um programador temático MIUI conseguiu copiar o estilo Dynamic Island, para as notificações dos smartphones da Xiaomi. No vídeo partilhado no Twitter, o novo sistema de notificação faz um bom trabalho ao esconder o entalhe da câmara de perfuração à esquerda.

O Editor Temático Xiaomi é uma ferramenta poderosa que permite uma grande flexibilidade na concepção de temas. Como se pode ver na cópia ‘Dynamic Island’ no MIUI, o resultado final é bastante suave. Obviamente, isto não será tão suave como nos iPhones, e provavelmente também terá outras limitações. Mas, para um tema grátis, é óptimo.

Infelizmente, o tema Grumpy UI ainda está a ser revisto e ainda não está disponível na Mi Theme Store. Depois de Xiaomi o ter aprovado, os utilizadores podem descarregá-lo da loja. O tema só está disponível em chinês padrão, pelo que aqueles que utilizam outras línguas terão de esperar por uma versão traduzida (que também não deverá demorar muito).

Há uma boa probabilidade de em breve começarmos a ver versões mais refinadas de ‘Ilha Dinâmica’ no Android, uma vez que muitos telefones Android já têm um ecrã com furos que pode encaixar muito bem com esta nova funcionalidade.

Dynamic Island foi inventado pela Huawei/Honor

Embora esta não seja a primeira vez que alguém pensa em usar notificações para esconder o entalhe da câmara frontal, no entanto, sem dúvida que a implementação da Apple é, de longe, a mais bonita e a que funciona melhor.

Como se pode ver no tweet acima, o HONOR V20 tinha uma característica muito semelhante em 2018, quando os telefones com câmara fotográfica de buraco perfurado estavam inicialmente a sair.

No entanto, uma coisa é certa. Quando se quer algo criado com um bom design, pensado para a experiência do utilizador e que funcione muito bem, nada como deixar a empresa de Cupertino fazer o seu (muito bom) trabalho.