Passa A Ser Proibido Filmar Acidente Sem Antes Chamar Os Bombeiros



Uma nova medida está a causar polêmica em Moçambique. Passa a ser proibido filmar qualquer tipo de acidente, sem antes solicitar aos bombeiros a prestação de socorro. A nova lei foi aprovada no final do ano passado. 

Se o cidadão não cumprir a norma poderá pagar uma multa de até 100 salários mínimos. O objectivo é evitar que as pessoas antes de prestarem socorro foquem em outras funções como usar o telemóvel e começar a fazer imagens para as redes sociais. 

O porta-voz do SENSAP (Serviço Nacional de Salvação Pública), Leonildo Pelembe, disse hoje em exclusivo ao Balanço Geral que o objectivo dessa medida é “fazer o cidadão compreender que comunicar uma autoridade para dar assistência é o papel primordial em casos de incêndio e/ou acidentes” 

Disse ainda que “ou então o que irá se observar é a prática de documentar as imagens nas redes sociais na espera que as autoridades tomem conhecimento posterior”. 

O porta-voz avançou que até mesmo para os jornalistas nada impede de comunicar as autoridades mesmo que estejam no exercício de suas funções.

Disse ainda que “não estamos a reprimir o exercício do direito a informação, mas sim apelar pela participação activa de todos para que haja sucesso”