EUA E Taiwan Firmes Apesar Da Ameaça Militar Chinesa



A líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, garante que Washington não vai abandonar Taipé, enquanto a Presidente de Taiwan assegurou que a ilha vai manter-se firme face à ameaça militar da China.


“Não vamos abandonar o nosso compromisso com Taiwan”, afirmou Nancy Pelosi, cuja visita à ilha desencadeou a indignação de Pequim.


“Hoje, a nossa delegação (…) veio a Taiwan para dizer inequivocamente que não vamos abandonar o nosso compromisso com Taiwan e que estamos orgulhosos da nossa amizade duradoura”, acrescentou, num evento com a Presidente da ilha, Tsai Ing-wen, refere  o Notícias ao Minuto.


Por sua vez, Tsai Ing-wen assegurou que Taiwan não desistirá face à ameaça das armas. “Face ao aumento deliberado das ameaças militares, Taiwan não recuará. Vamos (…) continuar a defender a democracia”, reiterou.


A China anunciou uma série de exercícios militares junto à ilha, em retaliação à visita de Nancy Pelosi. Mais de 20 aviões militares chineses entraram na Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan esta terça-feira, de acordo com o Ministério da Defesa da ilha em comunicado citado pelo Notícias ao Minuto.


As incursões de aviões chineses aconteceram no dia em que a líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos chegou a Taipé, no âmbito de uma visita à Ásia.


Nancy Pelosi é a mais importante responsável norte-americana a visitar a ilha em 25 anos. A China, que considera Taiwan parte do seu território, chamou à visita uma grande provocação e ameaçou os Estados Unidos de retaliação, mas os Estados Unidos dizem estar preparados para uma resposta da China.